quarta-feira, 4 de março de 2009

A COMUNICAÇÃO DE MASSAS NA SOCIEDADE ACTUAL

Na sociedade actual o papel do professor tem vindo a alterar-se devido à revolução da sociedade, à introdução de novas tecnologias e a uma nova geração.
Tradicionalmente o professor tinha como principal função transmitir conhecimentos, saberes e valores aos seus alunos, assim como o de classificador. Em relação à sociedade actual verifica-se o contrário, o professor assume um leque diversificado de funções, assim sendo, assume o papel de educador, informador, observador, animador, organizador, facilitador de situações de aprendizagem, avaliador, entre outros.
Nos nossos dias, a comunicação de massas é um tema bastante debatido na sociedade actual não só pelas influências que gera como também pelo facto de a informação ser transmitida a todos os indivíduos. No que diz respeito ao contexto escolar, a comunicação de massas pode, a meu ver, ser tanto positiva como negativa. No primeiro caso, pode ser positiva porque permite aos alunos o acesso rápido à informação que se multiplica através dos diferentes meios de comunicação, o que permite uma aprendizagem mais autónoma e enriquecedora. Contudo, há sempre um lado negativo, que é o facto de o aluno nem sempre conseguir entender correctamente a mensagem, deturpando frequentemente o que ouviu. Sendo assim, o professor terá que descodificar diariamente a informação recebida pelos alunos para poder explicar e esclarecer as dúvidas dos mesmos. Torna-se pertinente aqui salientar a importância desta situação, uma vez que alarga o acto comunicativo; a relação professor/aluno, aluno/professor, aluno/aluno e, como é óbvio, o conhecimento de cada um.

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